segunda-feira, 7 de julho de 2008

Comentários sobre o mundo da bola

Neste artigo que produzo para o Geração Esportiva, vou comentar alguns fatos interessantes com relação ao mundo da bola que aconteceram nos últimos dias. Vamos aos fatos:


EU AVISEI

Opa, não digam que eu não avisei ! Em artigo publicado aqui no Geração Esportiva, comentei sobre o perigo da LDU vencer o Fluminense e se consagrar a equipe campeã da Libertadores da América. Veja, no final desse texto:

http://geracaoesportiva.blogspot.com/2008/06/desempenho-corintiano-pode-ser-o-pior.html

Não se trata de prever o futuro nem algo do gênero, quando eu alertei sobre a possibilidade da LDU superar o tricolor carioca. Hoje, está claro que no futebol existe um equilíbrio muito maior entre equipes consideradas favoritas, de alto nível técnico, e as “zebras”, equipes desconhecidas e consideradas de baixo nível técnico. Nos últimos anos, tivemos Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Botafogo e Corinthians caindo para a Série B do Brasileirão. Só nessa temporada de 2008, os amantes do futebol conferiram o Zenith, da Rússia, goleando o Bayern Munich, a seleção Russa vencendo “a sensação do momento” Holanda, a Venezuela batendo no Brasil, o Flamengo sendo derrotado pelo América do México e o Corinthians sendo superado pelo nada badalado Sport do Recife.

Só esses resultados que acabei de citar já demonstram o equilíbrio cada vez maior entre as equipes consideradas como potências do futebol e as equipes consideradas modestas e com baixo nível técnico. Só não sei dizer se, na verdade, os times que eram considerados como frágeis e pouco competitivos estão melhorando cada vez mais sua parte técnica, ou se os times considerados como potências e de alto nível técnico estão decaindo na qualidade de suas administrações e elencos.


ANTES ALGOZ, AGORA FREGUÊS

Se antes o São Caetano era o algoz do Corinthians, agora é freguês. Nas últimas três partidas disputadas entre o Azulão e o Timão, a equipe do Parque São Jorge venceu todas. Sem contar que o Corinthians nem se esforçou muito para eliminar o São Caetano da Copa do Brasil.

E agora, o meio-campista Douglas, antes do São Caetano, está no Timão; e o atacante Finazzi, antes do Corinthians, está no Azulão. Se analisarmos essa troca, o Azulão deverá continuar sendo freguês do Corinthians.



FAUSTÃO E A DESINFORMAÇÃO


Caro leitor, você gosta do programa “global” Domingão do Faustão? Se a resposta é sim, cuidado, pois nem tudo o que o apresentador Faustão fala é verdade.

No Domingão do Faustão do dia 22 de junho, o apresentador Fausto Silva criticou o técnico da seleção brasileira, Dunga, e disse a seguinte frase: “Só neste país alguém estréia como técnico já na seleção."

Fausto Silva tem todo o direito de criticar Dunga, e também não tem obrigação nenhuma de educar os telespectadores. Entretanto, o apresentador do programa dominical “global” não tem o direito de deseducar seu público e dizer uma inverdade. Ao afirmar que apenas no Brasil um ex-jogador já estréia como técnico da seleção do seu país, Fausto Silva praticamente ignorou a seleção Alemã, que teve como técnico Klinsmann, e a seleção Holandesa, que convidou Van Basten para dirigir a equipe. Tanto Klinsmann, quanto Van Basten, são ex-jogadores que nunca haviam dirigido equipe alguma antes de serem convidados para assumirem a função de treinador das seleções de seus respectivos países.

Seria melhor se Faustão não desse mais pitacos sobre futebol, se limitando apenas ao seu papel de oferecer entretenimento básico e fútil.

2 comentários:

Tiago Araújo disse...

''Se o Faustão disse é verdade''
Essa frase apesar de extremamente infeliz é bastante utilizada por muitas pessoas. Triste Brasil... um jornalista e apresentador conceituado como Fausto Silva se deixar levar pela emoção ou quem sabe ''forças maiores'' é absolutamente inaceitável.

Redação disse...

Foi uma verdadeira catástrofe a derrota sofrida pelo fluminense na Libertadores. Retato de um time que não está acostumado a grandes finais.

O São caetano já não é o mesmo há muito tempo. Agora o Corinthans se aproveita disso e desconta todas as derrotas que um dia sofrera para o Azulão.

Infeliz comentário do grande Fausto Silva.Mas provavelmente estava nervoso com nossa horrível seleção de Dunga!!