quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Eliminações mais que esperadas

Ontem Palmeiras e Botafogo foram eliminados da Copa Sul-Americana. Para a equipe carioca isso representou perda total do ano de 2008, já que não tem mais chances de nada no Brasileirão. Para o time de Vanderlei Luxemburgo, nenhuma novidade.

Afinal, o Palmeiras havia perdido o primeiro jogo em casa após arbitragem polêmica e mandou para a Argentina uma equipe reserva com apenas mais três jogadores para compor o banco, nem mesmo o treinador viajou. Agora eu pergunto, para que participar de um torneio se não há a ambição de ganha-lo ???

Tudo bem que estando há cinco rodadas do final do Brasileirão e apenas um ponto atrás do líder, a prioridade alviverde deve ser essa, mas será que realmente era necessário ignorar a Copa Sul-Americana?

Há um bom tempo os times que não conseguem vaga na Libertadores ou disputar o título nacional, se contentam em dizer: "Estamos na Sul-Americana". Porém, chega o ano seguinte e começa a ladainha e mais um monte de reclamações sobre calendário, dessa forma, as equipes vão a campo com times mistos e em alguns casos completamente reservas, e o que é pior, completamente sem vontade.

É preciso que os clubes brasileiros parem com essa hipocrisia de dizer que não se importam com o torneio e deixá-lo em segundo plano, com certeza a torcida não pensa da mesma forma. Lembrando que no passado a Liberadores também não era levada a sério por aqui, hoje é o título mais almejado pelos clubes brasileiros.

A partir do momento em que uma equipe brasileira levantar a taça da copa Sul-Americana pela primeira vez, o torneio passará a ser mais importante para os rivais.