sexta-feira, 4 de julho de 2008

Mudando de foco

Caros leitores, ontem por motivos maiores não pude postar meu texto sobre o fiasco do Fluminense no Maracanã, é amigos, hoje sem internet tudo para!!!

Porém, não podia deixar de colaborar com o Geração Esportiva, e peço licença a Tiago Araújo que é o colunista de hoje para que exclusivamente nessa sexta nós possamos dividir o espaço.

Falaria sobre o Fluminense, mas isso já foi feito com muita propriedade por nosso colunista do dia!!! Então sobre o que falar?

Bem, o futebol é um tema tão rico e extenso que assunto não falta, por exemplo: o Campeonato Brasileiro desse ano. Estava esquecido e ofuscado pelas finais de Libertadores e Copa do Brasil, mas agora promete vir com força total e tomar a atenção de todo o pais.

Por enquanto a disputa está acirrada e com pouca diferença entre as equipes do pelotão da frente, já na parte de baixo da tabela algumas equipes já começam a se distanciar. Candidatos a artilheiros desse ano também não faltam, Alex Mineiro do Palmeiras e Guilherme do Cruzeiro já largaram na frente e estão com seis gols, logo atrás com um gol a menos vem Marcinho do Flamengo.

E os favoritos ao título? Alguns estão correspondendo as espectativas e brigando entre os quatro melhores, esse é o caso de Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e São Paulo, que por sinal estão muito bem no campeonato. Já o Internacional e o Fluminense estão mal e precisam correr muito para que possam disputar com os eles.

Outro fato que não podemos esquecer é a janela de tranferências da Europa que está abrindo, o que com certeza vai tirar muitos jogadores dos nossos times. Isso renova as espectativas sobre favoritos pois enfraquece grande parte das equipes. Aquele que perder menos jogadores certamente disputará o título até o fim.

Enfim, finalmente o foco é o Brasileirão, muita coisa vai rolar, estamos apenas na oitava rodada. Mas vamos torcer para que nossas espectativas iniciais se concretizem e que esse seja o melhor Campeonato Brasileiro dos últimos anos.

A arte de prever o imprevisível

Pois é, mais um semestre chega ao fim e muitos ''sábidões'' do futebol, como o que vos escreve, não acertou praticamente nada do que disse no início da temporada. Tudo bem que o vencedor do Paulistão ainda acertei, mais confiante no trabalho do treinador do que no próprio time.

Agora, na Copa do Brasil, poucos apostariam suas fichas no atual campeão; o time de Carlinhos ''vidente'' Bala fez uma campanha sensacional, batendo inclusive os principais favoritos. Torço pra que faça o mesmo ano que vem na Libertadores.

Já na Eurocopa apostei nas seleções tradicionais: França, Holanda ou Portugal de Felipão e Cristiano Ronaldo, mas....deu no que deu. Quem falasse de Rússia ou Espanha como possíveis campeões seria motivo de chacota. Não que a Espanha fosse fraca, porém sua fama de amarelona era contra qualquer prognóstico favorável. Aliás existiu torneio em que tantas equipes foram verdadeiros ''cavalos paraguaios'' como nesta Euro? Primeiro a incrível Holanda junto a um Portugal confiante, depois a valente Turquia, mais tarde a surpreendente Rússia, seguida da copeira Alemanha, falso alarme; o título ficou com a fúria, que não era Fúria à 40 anos.

Na libertadores os favoritos eram o São Paulo, Boca Jrs., Flamengo, Cruzeiro, e o Fluminense correndo por fora. Contudo o ótimo Fluminense bateu todos os ''feras'' para ser derrotado em casa por uma equipe mediana como a LDU, que mostrou para os cariocas que confiança em excesso é extremamente prejudicial.

Previsões furadas, prognósticos mal-sucedidos, esse semestre foi exatamente por isso surpreendente e de boa qualidade. Realmente, se jornalista dependesse de acertar palpites iriam todos morrer de fome. Já penso em literalmente plantar batatas, pois quanto mais conheço mais erro, é incrível a imprevisibilidade do velho esporte bretão. E nós, teimosos, insistimos em dar nossos pitacos que geralmente dão errado. É nossa cruz aprender, assistir, conhecer e nem por isso acertar. Graças à Deus nosso esporte favorito pode ser tudo, menos óbvio!