quinta-feira, 29 de maio de 2008

O Herói da Fiel

Quem nunca deu um grito quando seu time marcou um gol? Ou um suspiro de UHHHHHHHHHH quando chegou quase lá?

Dia de jogo é sempre assim: bares lotados, televisões ligadas e muita gente discutindo futebol, seja ele torcedor ou "secador". Em minhas quartas constantemente tenho visto cenários desse tipo, os pontos de táxi tornam-se ponto de TV e os bares arquibancadas.

Ontem mais uma vez, tudo lotado. Todo mundo assistindo a semifinal da Copa do Brasil, quem iria para a final: Corinthians ou Botafogo? Decidi assistir o primeiro tempo em um bar. E não podia ter feito escolha melhor!

Tinha todo tipo de gente vendo o jogo: os butequeiros de plantão, os estudantes saindo da faculdade (onde eu me incluia), os próprios funcionários do bar, taxistas e até alguns mendigos que entravam sorrateiramente para dar uma espiadinha na partida.

Em campo o que se via era o Corinthians dominando as ações ofensivas e perdendo gols, enquanto o Botafogo ficava se defendendo e contra-atacando com perigo. Já no bar, xingamentos de todos os tipos, corinthianos nervosos, alguns de costas para a TV, outros pulavam quando o time perdia gols, alguns com as mãos no rosto, enfim, um nervosismo imenso. Já os que secavam o Timão davam risada e faziam piadas sobre o alvi-negro paulista, chegavam até a não prestar atenção na partida.

O primeiro tempo terminou e a maior comemoração que vi foi quando o goleiro Castillo do Botafogo recebeu cartão amarelo, tirando isso, a torcida não fez um barulho a não ser Uhhhh e xingamentos. Sem meu radinho fiquei sem saber como estava a partida até chegar em casa. Quando liguei minha TV o Corinthians fazia seu segundo gol em uma cobrança de falta perfeita de Chicão, 2x1 Timão, mas esse resultado não era bom pra nenhuma das equipes.

O segundo tempo foi passando, e o time do Botafogo pressionava. Porém, o Corinthians se defendia com eficiência, e o jogo terminou mesmo no 2x1. Decisão por penaltis!!!

Mais do que nunca a torcida torna-se essencial, arquibancadas pintadas em preto e branco, mais de 62 mil torcedores empurrando os times, me senti como se estivesse presento no estádio. Os gritos ecoavam, do lado corinthiano "Aqui tem um bando de louco, louco por ti Corinthians...", já os botafoguenses cantavam "E ninguém cala, esse nosso amor, e é por ti que eu canto, é por ti Fogo...", um show dos dois lados.

A pressão era enorme nas costas daqueles que bateriam, definidos e confirmados. A cada cobrança certa a tensão aumentava, e parecia que os times estavam preparados para tal tipo de decisão, pois o que se via eram chutes perfeitos, sem chances para os goleiros.

Porém, quis o destino coroar aquele que tanto sofrera, e que apesar de destaque ano passado, não pôde salvar seu time sozinho, mas dessa vez... Última cobrança do Botafogo, Zé Carlos na bola, pé esquerdo, bateu... segundos de tensão no caminho da bola até... FELIPEEEEE!!!!!!!!!!

Explode em festa o Morumbi, o goleiro corinthiano acerta o lado e espalma a bola no chute do botafoguense. A Fiel vibra de alegria, o Corinthians está na final da Cppa do Brasil, mais perto da sonhada Libertadores. E o herói como sempre, leva nas costas o time e a camisa número 1.


Também não poderia deixar de falar de...

Boca Juniors 2 x 2 Fluminense
Um ótimo resultado para o Flu, que jogou bem e não teve medo de argentino, que mostrou sua força em seus Thiagos(Neves e Silva). Mas eles têm força em Riquelme e nada está decidido ainda.

Sport, lutando rumo ao título
Nos penaltis, em pleno São Januário, o Rubro Negro pernambucano eliminou ontem o time do Vasco. Mais um grande que cai diante da força do Sport em Recife, é bom o timão tomar cuidado!!!

Marcelo Moreno, o primeiro de muitos
O atacante naturalizado boliviano do Cruzeiro fechou com o Shaktar Donetzki da Ucrânia por US$ 9 milhões. Agora sim começou a feira de jogadores no Brasil.