segunda-feira, 28 de abril de 2008

A lógica funcionando no futebol

Finais rolando por todo o Brasil e em grande parte delas o que aconteceu foi a simples e exata lógica. Em São Paulo, o Palmeiras venceu a Ponte Preta é só aumentou a vantagem que já tinha sobre a macaca, no Rio de Janeiro o time do Flamengo venceu o Botafogo pelo placar mínimo e em Minas Gerais o Cruzeiro que é muito melhor goleou o Atlético Mineiro.

Agora não podemos deixar de falar das surpresas, no Rio Grande do Sul o time do internacional, grande favorito foi surpreendido no último minuto de jogo pelo Juventude e saiu atrás na briga pelo título, e em Goiânia, o Goiás foi derrotado pelo Itumbiara com um gol de Basílio, sim aquele que jogou no Santos, no Marília, no Palmeiras...

Quem imaginaria que o Cruzeiro goleasse o Atlético Mineiro por 5x0?
Provavelmente nem o mais fanático torcedor, mas de fato era de se esperar uma vitória da raposa sobre o frágil time do galo que apesar de estar na final, tem um elenco muito inferior ao do rival. Só uma atuação milagrosa do Atlético no próximo domingo tira o título do Cruzeiro.

No Campeonato Carioca a situação é um pouco mais complicada, o time do Botafogo vinha bem e era até apontado como favorito por alguns, mas o Flamengo mostrou que é mais forte tanto em campo quanto no banco com um elenco mais forte. Fato é, que o gol da vitória do Rubro Negro saiu dos pés de um jogador que entrou no segundo tempo, o xodó da torcida Obina. O Fla deu um importante passo rumo ao título.

Em São Paulo deu Palmeiras, nada que surpreenda afinal o time de Luxemburgo é muito superior à Ponte Preta, tanto em termos técnicos quanto no elenco. Dificilmente o Verdão perde esse título, ainda mais sabendo que o segundo jogo da final é no Palestra Itália e com uma vantagem de poder ser derrotado por até um gol de diferença.

Agora, falando das surpresas que aconteceram, é por isso que existem dois jogos. O time do Internacional tem plenas condições de reverter o placar adverso, haja em vista que tem um time muito superior ao Juventude, já o Goiás, só perdeu pois teve o time poupado para o jogo do meio de semana da Copa do Brasil, deve ganhar com tranqüilidade no jogo de volta. No final das contas, as decisões estaduais devem acabar todas com seus devidos campeões, dicilmente ocorrerão zebras. Mas é claro que no futebol nada é impossível, é sempre bom ficar esperto!!!

Finais do Paulistão em 2001 e 2008 : Semelhanças cristalinas

Na primeira partida da final do Paulistão 2008, entre Palmeiras e Ponte Preta, aconteceu o que já era esperado. O Palmeiras, favorito ao título, não teve maiores dificuldades para bater o time campineiro em pleno Moisés Lucarelli, por 1 x 0, em uma cabeçada certeira do atacante palmeirense Kléber. Sem Renato e Elias, a equipe ficou sem articulação no meio de campo, e o treinador Sergio Guedes não conseguiu resolver o problema de criação da equipe da macaca durante a partida.

Aliás, a última decisão entre um time da capital e um do interior, no Paulista, foi em 2001 (não levo em consideração a final entre Ituano X São Paulo, em 2002, pelo tal “Super Paulistão”, que sequer foi considerado como título Paulista). Corinthians e Botafogo - RP foi uma decisão com semelhanças em relação a essa decisão de 2008. Se agora, antes da final, o Palmeiras já era favorito ao título; em 2001, o Timão também, mesmo antes da final, era franco favorito.

Outra semelhança: em 2001, o técnico do Corinthians era Luxemburgo. O mesmo Luxemburgo que agora está no Palmeiras. Só citando mais uma semelhança, para não me alongar muito, o Corinthians na ocasião tinha um jogo importante contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, marcado para após a primeira partida da final do Paulista. Assim como o Palmeiras, que também tem compromisso de vida ou morte contra o Sport, após ter disputado a primeira partida da final do Paulistão nesse ano.

A única diferença é que o Corinthians, em 2001, mesmo tendo um compromisso importante pela frente, marcado para depois da primeira partida da final do Paulistão, correu e jogou muita bola, não se incomodando com o calor intenso de Ribeirão Preto, e aplicou 3 X 0 no Botafogo. Já o Palmeiras, nessa primeira partida da final, não correu, andou em campo, mostrou pouco interesse, e procurou não se desgastar sob o forte sol de Campinas, com os jogadores claramente se poupando para a partida contra o Sport. E mesmo assim, não correndo e só tocando a bola, em certos momentos da partida, envolveu totalmente a Ponte, que simplesmente não conseguia colocar a bola no chão, passando o tempo todo distribuindo chutões e cabeçadas, quase todas sem direção.

O fato é que se o Palmeiras tivesse corrido, e se esforçado, teria aplicado facilmente 3 x 0 na Ponte. Os mesmo 3x0 aplicados pelo Corinthians no Botafogo, em 2001. E isso seria mais uma semelhança para ser anotada, entre essas duas finais.

O futebol, de fato, é curioso. Luxemburgo se encontra em uma situação muito semelhante àquela que viveu em 2001, pelo Corinthians. Por falar nisso, Wanderley conquistou tanto pelo Palmeiras, quanto pelo Corinthians, Paulistas e Brasileirões. Sorte dessas duas equipes, que já tiveram ( no caso o Palmeiras ainda tem) o privilégio de ter um técnico que pode ser arrogante às vezes, mas com certeza, sabe como ninguém comandar um time de futebol dentro de campo.

VAMOS RESPEITAR A PONTE!!!

A final do Campeonato Paulista entre Palmeiras x Ponte Preta ainda não acabou. Mas para alguns jornais já está praticamente definido que o título é do Palmeiras, quero deixar bem claro que sou Palmeirense e como diz o velho ditado, o jogo só termina quando acaba, vamos lembrar que ainda tem o último jogo no Palestra Italía e ninguém sabe o que pode acontecer, é claro que o Palmeiras deu um grande passo para a conquista do Paulistão, mas vamos respeita a Ponte que é um bom time e tem tradição.