quinta-feira, 15 de maio de 2008

E vai começar a feira!!!

- Olha a laranja um real!
- Tá barato, tá barato minha senhora!!!
- Moça bonita não paga mas também não leva!!!

A dona de casa que costuma frequentar a feira, deve estar acostumada com coisas desse tipo sendo gritadas o tempo todo, uma verdadeira competição pra ver quem faz o melhor negócio. Mas a pergunta é: O que tudo isso tem haver com o futebol? E eu respondo: Tudo!!!

É isso mesmo, todo ano é a mesma ladainha: vai começar o campeonato brasileiro, os favoritos são este, aquele, e claro que não podemos deixar de citar eles. Tudo isso não passa de um grande blá blá blá. O que ninguém se lembra ao falar desse assunto (e se lembram ignoram), é que se pra nós começa o melhor e mais importante campeonato do país, para os europeus é o início da feira livre de jogadores.

Tem pra todos os gostos: promessas de grandes craques como é o caso de Valdivia, Henrique, Hernanes, Thiago Neves e muitos outros por aqui, tem também os conhecidos como carregadores de piano, Pierre e Richarlyson são os maiores exemplos, os veteranos bons de bola geralmente vão pro oriente ganhar dinheiro e o que sobra aqui no Brasil? os garotinhos das categorias de base e jogadores comuns que quando se destacam vão pra Ucrânia, Rússia e outros países com muito dinheiro e pouca tradição no futebol. E pior ainda é saber que na grande maioria, sai tudo a preço de banana.

O fato é que isso já virou rotina por aqui. Equipes começam o campeonato de um jeito, disputam de outro e terminam totalmente diferentes do que eram. Isso pode até ter soado meio confuso, mas os torcedores muitas vezes não sabem a escalação do próprio time, pois ao longo da temporada vai sendo desmontado pelos milhões de euros vindos dos gigantes clubes europeus.

Muitos culpam o nosso calendário, que realmente é algo que acaba ajudando no êxodo dos nossos craques, mas outro grande fator de influência é a fragilidade financeira das equipes brasileiras. Afinal, que time não aceitaria uma proposta de 60 milhões de reais pelo seu melhor jogador? Essa eu respondo sem pestanejar: Nenhum. Qualquer clube aqui no Brasil venderia seu maior craque por essa quantia para quitar algumas dividas, coisa que é normal por aqui e gira em torno de alguns milhões.

Então como solucionar um problema tão grande, onde clubes e calendário brasileiro favorecem aos europeus? O primeiro passo é ter uma diretoria profissional e que pense no melhor para o seu time. Depois, torçamos para que um dia a CBF, do digníssimo Ricardo Teixeira (Tão digno não é?!), adeque o calendário do nosso futebol ao europeu, isso provavelmente não diminuísse o número de vendas, mas com certeza evitaria o desmanche de equipes no meio de um campeonato. O que já seria um grande passo.

Esse é um assunto que deve-se pensar bastante e executar com muita calma e planejamento. Não é da noite pro dia que mudarão essas coisas, seria muita falta de organização. O fato é que isso gera muita discussão, nem todos concordam com essas alterações e até que aconteçam, muita coisa ainda vai rolar. Quem sofre com tudo isso? Torcedores e times brasileiros que apesar de lucrarem com suas vendas, perdem todo ano no mínimo uma peça importante.

Ainda bem que nosso futebol é dinâmico e se renova com facilidade. Se em cada temporada saem 60 jogadores para a europa, revelamos 80 no Brasil. É claro que esses não são números exatos, a saída do Brasil é muito maior que isso e nossa capacidade de renovar times também é enorme. Pena que ficamos com jogadores menos maduros e com os maduros demais, esses já em fim de carreira.

Na verdade, o Campeonato Brasileiro não é conquistado pelo time mais regular e com o melhor elenco, é claro que isso também conta muito, mas o grande vencedor do Brasileirão, é aquele que conseguir vender menos e repor mais rápido e com qualidade. Infelizmente, essa ainda é nossa triste realidade.


Também não podia deixar de falar de...

São Paulo x Fluminense
Ontem as duas equipes se enfrentaram pelo primeiro jogo das quartas de finais da Copa Libertadores da América. No primeiro duelo a tradição no torneio e o Imperador Adriano fizeram a diferença para o Tricolor Paulista que acabou vencendo por 1x0. A segunda partida será no estádio do Maracanã semana que vem e o Fluminense só passa se vencer o jogo por dois gols de diferença.

Pintou o Campeão?
Pelas quartas de finais da Copa do Brasil, o Sport eliminou mais um dos favoritos ao título. Dessa vez quem sofreu com a força do rubro negro pernanbucano em casa foi o Internacional, que podia até empatar mas acabou perdendo por 3x1. O próximo adversário do Sport será o Vasco que venceu o Corinthians AL por 3x1. Na outra semifinal, o Botafogo que venceu o Atlético-MG por 2x0 irá enfrentar o Corinthians.

Zenit campeão
Apesar de ser considerado uma surpresa, o Zenit fez uma ótima campanha e mereceu ser campeão da Copa da UEFA. Ontem na final contra o Rangers, o time confirmou a boa campanha e venceu os escoceses por 2x0. Parabéns aos russos que já viram o CSKA dos brasileiros Vagner Love e Daniel Carvalho levantar a taça.