quinta-feira, 22 de maio de 2008

Duelo São Paulo e Rio : Uma Visão Sobre as Equipes Grandes

Caros visitantes do blog, como não postei no domingo (18/05) devido a alguns problemas relacionados ao BLOGGER, estarei postando hoje.


Bem, meu caro leitor, após duelos envolvendo os tricolores (São Paulo e Fluminense, pela Libertadores), e os alvinegros (Corinthians e Botafogo, pela Copa do Brasil), considero o momento ideal para comentar sobre as grandes equipes de São Paulo e Rio de Janeiro. As quatro grandes equipes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos), e as quatro grandes do Rio de Janeiro (Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense), se dividiram para disputar duas competições de extrema importância no cenário nacional e sulamericano: a Copa do Brasil e a Libertadores da América.

Pela Copa do Brasil, Palmeiras e Corinthians representaram os grandes de São Paulo. Já os cariocas, foram representados por Vasco e Botafogo. Por enquanto, apenas o Palmeiras foi eliminado da competição nacional, sendo que Corinthians, Vasco e Botafogo continuam na briga. Aliás, existe a possibilidade de uma final carioca na Copa do Brasil desse ano, entre Vasco e Botafogo, embora eu, esse humilde estudante de jornalismo e colunista desse blog, não acredite nessa possibilidade.

Enquanto isso, a Libertadores da América também contou com a presença dos times grandes de São Paulo e Rio de Janeiro. Representando o futebol carioca, Flamengo e Fluminense, e pelo lado dos grandes paulistas, Santos e São Paulo. Até o presente momento, apenas Santos e Fluminense ainda brigam pelo título, sendo que Flamengo e São Paulo já foram eliminados.

No duelo que definiu qual seria o melhor tricolor, o de São Paulo ou Rio de Janeiro, os cariocas foram os vencedores. O Fluminense, mesmo não tendo o mesmo retrospecto que o São Paulo na competição sulamericana, eliminou o tricolor paulista, provando definitivamente que números e estatísticas não entram em campo quando a bola começa a rolar. O fato de um time ter mais ou menos tradição em determinada competição, em nada influencia na partida quando ela começa a ser disputada. O que determina a vitória de uma equipe em uma competição, no mata-mata, não são os retrospectos com números baseados em competições passadas, e sim a determinação e garra no gramado, fatores que os jogadores do Fluminense tiveram o tempo inteiro. Como explicar a cobrança de escanteio perfeita de Thiago Neves, após 90 minutos de muito desgaste físico do atleta ?, apenas a vontade de vencer proporciona isso, e não a tal “tradição” emblemática de determinada equipe.

Isso deve servir de lição para o Corinthians. Todos sabem que no duelo de tricolores, o Fluminense, tricolor carioca, se mostrou superior. Agora só nos resta saber qual alvinegro é melhor. Corinthians ou Botafogo ? O alvinegro carioca ou o paulista ? O Timão tem mais tradição que o Botafogo na Copa do Brasil, pois já venceu por duas vezes a competição (em 1995 e 2002), enquanto o clube carioca nunca conquistou um título desse campeonato. Entretanto, já sabemos que a tal “tradição” não deve ser levada em conta quando envolve duelos tão equilibrados entre grandes equipes.

A capa do jornal esportivo Lance! destacou a tradição do São Paulo na Libertadores. Mas o detalhe é que a tradição e os retrospectos passados não entram em campo quando envolvem duelos entre grandes equipes.

De decisivo a fracassado

Sempre me disseram que o São Paulo era um time de decisão, que adorava uma Libertadores. Não foi isso que eu vi ontem. Será que uma equipe que gosta tanto de jogos mata-mata e que tem tanta experiência nesses torneios tomaria gols tão infantis como os que o tricolor paulista levou? Normalmente não, mas foi o que aconteceu.

O São Paulo havia vencido a primeira partida em casa, era favorito (não pra mim), e obrigava o Fluminense a vencer o jogo decisivo por dois gols de diferença no mínimo. O que aconteceu? O time de Muricy falhou em momentos importantes e perdeu o jogo por 3x1. Novamente eliminado da tão cobiçada Copa Libertadores.

Aliás, há alguns anos a equipe do São Paulo não ganha nenhum torneio no sistema mata-mata, pra ser mais exato, desde 2006 quando Muricy Ramalho assumiu a equipe campeã mundial até então. A partir daí o tricolor disputou seis campeonatos desse tipo e perdeu todos, entre eles: dois Paulistas, três Libertadores e uma Sul-Americana.

Em 2006 Muricy Ramalho chegou ao São Paulo com o status de melhor técnico do Brasil. Porém, a equipe demorou para engrenar e terminou na vice liderança do Campeonato Paulista (por pontos corridos até então). Na Libertadores o time estava bem, e a cada fase que passava era mais favorito ao título. Mas, na final o tricolor encontrou pela frente o Internacional, e a história foi diferente. No primeiro jogo Rafael Sóbis brilhou no Morumbi e fez os dois gols que deram a vitória por 2x1 para o time gaúcho, no Beira Rio, o empate por 2x2 deu o título ao Internacional. Primeiro tropeço.

O ano de 2007 começou positivo para o São Paulo, atual campeão brasileiro (por pontos corridos) e apontado por muitos como favorito a levar títulos. No Campeonato Paulista uma ótima campanha levou o tricolor até as semifinais contra o São Caetano. Na primeira partida 1x1, e tudo levava a crer em uma vitória são paulina no segundo jogo. Porém, todos foram surpreendidos com uma sonora goleada aplicada pelo Azulão: 4x1, e novamente o tricolor caía em um mata-mata.

Restava ao time de Muricy a Copa Libertadores, mas no meio do caminho havia outro time brasileiro, São Paulo e Grêmio fariam um dos jogos das Oitavas de final. No Morumbi vitória do time da casa por 1x0, "rumo ao tetra", pensavam os são paulinos, mas novamente decepcionando seus torcedores o tricolor paulista foi derrotado. Terceiro tropeço, e Muricy Ramalho poderia ser demitido a qualquer momento.

Após uma pequena crise e com Muricy ainda como técnico, o São Paulo passou a focar o Brasileirão, mas no meio disso havia mais um campeonato: a Copa Sul-Americana. Porém sem dar muita importância ao torneio o tricolor perdeu os dois jogos para o Milionários da Colômbia e foi eliminado. Mais um mata-mata sem título.

Chegamos em 2008, São Paulo bi-campeão brasileiro e super reforçado com Adriano e Carlos Alberto(ambos tentando recuperar o bom futebol), novamente favorito aos títulos. Depois de muita polêmica envolvendo seus reforços, o tricolor consegue a classificação para a semifinal do Campeonato Paulista, pela frente o renovado Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo. Pela primeira vez em muito tempo o favoritismo não era são paulino. No primeiro jogo vitória do São Paulo por 1xo em uma brilhante atuação da equipe. Dessa vez parecia que tudo daria certo, porém, na segunda partida o Palmeiras jogou melhor e conseguiu reverter o placar adverso vencendo por 2x0 e se classificando à final. Novamente o tricolar era derrotado em um mata-mata.

A Libertadores desse ano passou a ser ainda mais focada pelo elenco são paulino. Mesmo jogando mal na primeira fase o time conseguiu passar graças ao bom futebol de Adriano que fazia a diferença. Nas oitavas de final a equipe eliminou o Nacional(URU) jogando bem e convencendo. Mas novamente um time brasileiro entrou no caminho do São Paulo, e dessa vez era o Fluminense.

A expectativa para o jogo foi enorme, e no Morumbi o tricolor não decepcionou, jogou bem e venceu por 1x0 com gol de Adriano. A classificação estava nas mãos são paulinas. E ontem tivemos o capítulo final dessa recente história de fracassos do São Paulo.

No Maracanã lotado o time de Muricy Ramalho errou demais e acabou eliminado aos 47 minutos do segundo tempo, quando Washington fez o terceiro gol do Fluminense e decretou a vitória e a classificação do tricolor carioca. Sexta eliminação em seis mata-matas diputados, estranho isso para um time que consideram forte nesse tipo de campeonato!

A verdade é que desde a chegada de Muricy Ramalho o São Paulo nunca mais venceu nenhum torneio desse tipo. Coincidência? Talvez
Mas hoje, a única coisa que se pode dizer desse time é que incomoda, mas decidir que é bom..nada!!!


Não poderia deixar de falar...

O Melhor time do Mundo
Ontem, Manchester United e Chelsea fizeram uma das finais mais equlibradas de todos os tempos da UEFA Champions League. Na decisão por pênaltis deu Manchester. O time de Sir Alex Ferguson não só mereciao título como realmente é o melhor do mundo na atualidade.
Agora só falta saber quem será o vice-campeão do Mundial de Clubes desse ano, porque o campeão foi conhecido ontem. Parabéns ao Manchester!!!

Agora vai?
Terça-Feira o Botafogo derrotou o Corinthians no Engenhão por 2x1 pela Copa do Brasil. Será que dessa vez o fogãoi consegue chegar na final e levantar o caneco? O primeiro passo já foi dado.

O perigoso Boca Juniors
Mais uma vez mostrando sua força na Libertadores, o Boca de Riquelme, Palermo e Palácios atropelou o Atlas(MEX). Só no primeiro tempo o time argentino meteu 3x0 e se garantiu nas semifinais do torneio. Cuidado aos nossos times!!!