sexta-feira, 6 de junho de 2008

Por dentro da Euro-2008

Este ano o torneio será disputado em dois países: Áustria e Suíça sediarão o evento mais importante entre seleções depois da Copa do Mundo.

Abaixo uma breve análise sobre os grupos e equipes finalistas da Euro:


Grupo A


Suíça

Rep. Tcheca

Portugal

Turquia


Suiça: A Suiça sedia o evento, e além de jogar em casa, possui um potencial defensivo imenso demonstrado na última Copa, na qual foi eliminada sem sofrer gols. Mas para chegar longe precisa melhorar apenas um detalhe: aprender a fazer gols. O time depende muito dos jogadore Frei e Hakan Yakin, se eles não jogarem bem, a equipe fica sem ataque.


Rep.Tcheca: Não conta com as estrelas Rosicky (lesionado) e Nedved (aposentado da seleção), mas sempre dá trabalho aos adversários. Pra essa Euro(assim como na copa) só tem uma jogada: Bola na área para o gigante Koller cabecear.


Portugal: Felipão no comando, C. Ronaldo em campo, e mais uma dúzia de jogadores de qualidade. É ''só'' uma das equipes favoritas a levar o caneco.


Turquia: Não possui a força do time de 2002, mas o treinador Fatih Terim conta com boas peças, como o brasileiro Memeth Aurélio e o experiente meia Emre Belozoglu que dão consistência ao meio-campo da equipe, e existe esperança da torcida nas atuações dos jogadores Arda e Altintop, que podem desequilibrar .


Pitacos:

Portugal em primeiro e uma bela briga pela segunda vaga, mas, acredito na Turquia.



Grupo B:


Áustria

Croácia

Alemanha

Polônia


Áustria: Time fraco e jogadores sem expressão. Seu maior trunfo é jogar em casa. Têm como esperança o jogador Ivanschits do Panatinhaikos da Grécia: o ''Beckham'' austríaco segundo a imprensa local.


Croácia: Com a saída de Eduardo da Silva perdeu muito em qualidade. Vai brigar com a Polônia pela segunda vaga.


Alemanha: Seleção experiente e tradicional. Como sempre: favorita ao título.


Polônia: Foi bem nas eliminatórias e por isso alcançou notoriedade. Promete uma briga boa com a Croácia por uma vaga na próxima fase.


Pitacos:

Alemanha líder absoluta. E a Polônia em segundo.



Grupo C:


Itália

Holanda

Romênia

França


Itália: Atual campeã do mundo, tem como obrigação passa pelo grupo da morte e fazer boa figura na Euro. Conta com a base da copa do mundo, mas muitos jogadores já estão com idade avançada e existe dificuldade na renovação. Ainda assim é uma das favoritas ao título.


Holanda: Manteve Van Basten e sua filosofia de trabalho. Tem um bom time. Deve brigar de igual pra igual com França e Itália.


Romênia: Tem uma boa seleção, mas num grupo forte como esse deve ficar na lanterna.


França: Elenco fortíssimo. Jogadores de alto nível. Se passar de fase deve chegar a final.


Pitacos:

Grupo promissor para os amantes do futebol. Aposto na Holanda. França ou Itália levam a outra vaga. Já a Romênia só um milagre pra salvá-la.




Grupo D:


Espanha

Rússia

Grécia

Suécia


Espanha: É sempre forte tratando-se de Euro, deve passar de fase mas depois cai.


Rússia: A estrela Pogrebnyak se lesionou e deve se ausentar nos primeiros jogos, e por isso fica difícil pra Rússia chegar lá devido suas limitações.


Grécia: Zebraça na última Euro, será um milagre se esse raio cair novamente no mesmo lugar.


Suécia: Equipe mediana como sempre, deve brigar com a Rússia pela segunda vaga do grupo mas é o máximo que pode alcançar.


Pitacos:

Grupo fraco se comparado aos outros. Espanha deve ser a líder absoluta. Rússia e Suécia brigam pela segunda vaga, já a Grécia só um segundo milagre pra repetir o sucesso da outra edição.


2 comentários:

Unknown disse...

Grupo da Euro mais foda vai ser o da França, Itália e da Holanda. Para mim, Portugal deve faturar. Felipão é muito "bão".

Patrícia Gomes disse...

Não via a hora dessa competição começar. Estou até o fim com Portugal de DECO e Felipão.