quinta-feira, 19 de junho de 2008

Seleção Brasileira, uma Gigante apequenada por Dunga

Há 50 anos atrás o Brasil comemorava seu primeiro título mundial, com uma seleção magica, de encher os olhos de todos aqueles que amam o futebol bem jogado. Garrincha, Pelé, Zagalo, Didi e Cia faziam juz a camisa que vestiam e mostravam que o futebol brasileiro era o melhor do mundo.

Era? mas ainda não é o melhor do mundo?

Infelizmente, Ricardo Teixeira de alguns anos pra cá está conseguindo fazer com que não seja. Vexames hoje são costumeiros para os torcedores brasileiros que param (ou pelo menos paravam) pra ver sua seleção e acabam presenciando resultados verdadeiramente grotescos. Foi assim contra Venezuela e Paraguai, sem contar a última Copa do Mundo, entramos como favoritos, e saimos como piada. Desde quando a seleção brasileira se tornou piada?

Há muito não vejo uma seleção que honre nosso país, pra falar a verdade, desde que Felipão deixou o comando da nossa Pentacampeã mundial. A partir daí a coisa mudou demais, alguns até podem dizer que ganhamos títulos após isso, mas essas conquitas não foram tão convincentes como em outras ocasiões. A realidade é que desde 2002 a camisa canarinho tão respeitada por todos, vem perdendo seu prestígio.

E o que dizer do nosso atual treinador? O professor Dunga! Claro, um técnico de grande nome que merecia ir para a seleção!

A imbecilidade de Ricardo Teixeira chegou ao extremo quando colocou um ex-jogador que nunca treinou ninguém (nem time de botão), para um cargo tão importante como o de treinador da seleção brasileira. A renovação era necessária, porém, com um técnico de verdade e não com uma cobaia.

Quase dois anos se passaram desde então, e os números de Dunga até são positivos, mas a seleção brasileira agora joga como um time pequenininho que se defende e sai em contra ataques, nossas principais estrelas foram deixadas de lado para as convocações de Afonso Alves, Fernando, Jô, Bobô e outros jogadores sem prestígio e muito menos categoria para vestir a nossa camisa canarinho.

Porém, como tudo que é bom dura pouco, a realidade passou a transparecer nos últimos jogos da nossa seleção. O que se vê em campo é um time mais que comum, sem atitude, retrancado e que não impõe respeito a ninguém. Quais os últimos resultados disso? Derrotas de 2x0 para Venezuela e Paraguai. Se voltarmos um pouco mais no tempo, em amistosos contra Portugal e Suiça, também não conseguimos vencer. E se lembramos de algumas das vitórias da era Dunga, foram sofríveis, com um futebolzinho mediocre, digno do treinador que temos.

Ontem empatamos em 0x0 com a Argentina, nada que impressione ninguém, principalmente porque o jogo foi em casa. Como sempre, Dunga fez alterações equivocadas que nos custaram a vitória, e se a seleção dos nossos hermanos tivesse jogado com um pouquinho mais de vontade teria ganho. Só para lembrar, hoje corremos o risco de ficar na quinta posição das eliminatória, oque seria mais um vexame dessa nova era, mesmo que estejamos só na sexta rodada.

É triste ver que hoje nossa seleção é apenas uma coadjuvante no futebol mundial, aquela que um dia já foi tão respeitada virou motivo de chacota. Nosso futebol é ruim, fraco e tudo isso graças ao imcompetente Ricardo Teixeira, e ao fraquíssimo Dunga. Ainda somos os melhores, precisamos de alguém no comando que saiba mostrar isso ao mundo. Muricy Ramalho, Vanderlei Luxembugo, Zico? Candidatos ao cargo não faltam, e com certeza estes que citei são melhores que o atual.

Torçamos para que algo seja feito para o bem do nosso futebol. Afinal, se ele acabar se tornando oque vemos hoje, será o fim. Façam com que o brasil volte a ser o Brasil, a melhor seleção do mundo!

7 comentários:

Anônimo disse...

falo tudo!!!!

Se Dunga ficar veremos uma Copa sem SELEÇÃO Brasileira...

"fica dunga" disseram os Argentinos

mais um jogo e Dunga esta fora (na minha opinião)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...


Nunca se esqueça de ser patriota acima de tudo.

Não caro amigo, você não entendeu errado. Seja patriota!

Independente da pátria que você idolatre, afinal, hoje em dia tornou-se comum vibrar por um escudo leonino alaranjado da Holanda, ou mesmo pela cruz de Portugal. Seleção essa última na qual reside o último homem a render alegrias a seleção canarinho.

Ah 2002... Time que contagiava cada torcedor, cada brasileiro. Como uma alegre e verdadeira "febre amarela", com o perdão do trocadilho.

Hoje, temos a tristeza de estarmos decepcionados com a seleção de maior potencial, ofuscada pelos próprios fracassos. Estamos perdendo a identidade pouco a pouco meu caro simpatizante da imponente azurra, da laranja mecânica, da esquadra portuguesa, e até mesmo dos hermanos.

Si mios caros amicos de lo Brasil,
l'important est le patriotisme.
決してサポートをあきらめてはいけない
porque perdemos la fé de de vez em quando e это нормально... o caso é que nós αυτό είναι κανονικό 這是正常的 sem deixar de ser brasileiros... E tenho dito!

Anônimo disse...

Válido !

Pois, o Dunga não está desenvolvendo um papel de categoria. Cada jogador viu que pela mor ....

Espero por melhoras. E deixemos de ser clichê vai. " Adeus Dunga ! "

Unknown disse...

A seleção não eh uma gigante apequenada apenas pelo nosso "querido" Dunga. É uma das seleções mais ijustiçada. Só buchaa: é técnico ruim no comando, é jogador ruim sendo convocado, é interesse extra-campo influênciando, é tudo. Menos futebol que pelo menos encha os olhos de nós, torcedores.

Patrícia Gomes disse...

Está cada vez mais complicado vc parar enfrente a tv para ver nossa seleção em campo. Hoje em dia procuro fazer outras coisas na hora do jogo, o Dunga me fez perde o interesse por nossa atual seleção, oq é um apena.... sempre gostei muito de ver todos os jogos com a camisa da amarelinha.

Unknown disse...

Depois q ele disse q num precisa d KAKÁ e Ronaldinhu Gauchoo, ele soh pode estar achando q o Brasil eh uma país d troxaas, afinal c cm akela seleçãozinha ele num precisaar do atual melhoor do mundo e do cara q jah recebeu o msm título duas vzs, apresentando akelas exibições medíocres, fazendo robinho acreditar q jah eh pelé... Eu sou a Gisele Bundchen =P