quinta-feira, 19 de junho de 2008

A difícil missão de ser técnico da Seleção Brasileira


Dunga, sempre zangado com jornalistas, aos poucos descobre que não é um mestre

É triste saber como o torcedor brasileiro tem memória curta. Luiz Felipe Scolari, hoje endeusado por boa parte dos torcedores brasileiros, logo assim que assumiu o comando da seleção brasileira, foi achincalhado pela imprensa e por esses mesmos torcedores da amarelinha, após perder para Honduras na Copa América de 2001, por 2 x 0, apresentando um futebol pífio e pior do que o apresentado atualmente pela seleção comandada por Dunga.

Reparem nessa matéria da Folha de São Paulo, intitulada “Brasil chega ao fundo do poço e sai da Copa América humilhado”, de 2001:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u22550.shtml

Na época, houve até protesto da Rede Globo de Televisão, que no dia seguinte a derrota da seleção para Honduras colocou legendas com nome dos jogadores do elenco e do técnico no final do programa “Globo Esporte”, com dizeres aos telespectadores dizendo que os atletas e Luiz Felipe Scolari eram a vergonha do Brasil.

Outro técnico bem cotado para substituir Dunga, Wanderley Luxemburgo, também já sofreu duras críticas na época que dirigiu a Seleção Brasileira. Com um desempenho fraco nas eliminatórias e a eliminação para Camarões nas Olimpíadas, o atual técnico do Palmeiras não resistiu à pressão, e saiu do cargo de técnico da seleção brasileira, sendo duramente criticado por torcedores e imprensa esportiva.

Antes de Dunga assumir o comando da seleção, Parreira era o comandante da amarelinha. Carlos Alberto Parreira tinha um currículo excelente no comando da seleção brasileira antes de ser eliminado pela França, na Copa do Mundo de 2006. Antes do revés contra a equipe de Zinedine Zidane na Copa, Parreira já havia conquistado uma Copa do Mundo, uma Copa América e uma Copa da Confederações, no comando da Seleção Brasileira. Mesmo esse ótimo currículo não salvou Parreira das criticas após ter sido eliminado pela França. A maioria dos torcedores brasileiros e boa parte da imprensa criticaram Parreira por demorar em fazer substituições, bancar Ronaldinho no ataque, e colocar Ronaldinho Gaúcho fora da posição que estava acostumado a atuar no Barcelona. Novamente, um técnico era alvo de críticas e responsabilizado pelo fracasso da seleção.

Agora, é a vez de Dunga ser o culpado pelos fracassos recentes da seleção brasileira. Se hoje Dunga é alvo de duras críticas, é preciso lembrar que outros técnicos que atualmente são considerados “tops” e os melhores em atividade, como Wanderley Luxwemburgo e Luiz Felipe Scolari, também já foram duramente criticados quando estavam no cargo que hoje é ocupado por Dunga.

Entretanto, existem fatores que pesam mais contra Dunga, e fazem com que as críticas tenham mais peso em relação aos outros treinadores que também já foram alvo de reclamações. Dunga jamais havia comandado qualquer outra equipe antes de comandar a seleção brasileira. Além disso, é uma pessoa extremamente arrogante durante suas coletivas de imprensa, sempre dando respostas atravessadas aos jornalistas, não importando se acabou de vencer ou perder uma partida.

O que eu quero refletir contigo, meu caro leitor, é se realmente a culpa pelos fracassos recentes são dos técnicos que comandaram a seleção. É fácil observamos que, quando a seleção brasileira perde, a culpa nunca é creditada aos atletas, e sim ao treinador. No último jogo disputado contra a seleção da Argentina, torcedores e imprensa esportiva criticaram duramente Dunga, entretanto, esqueceram de dizer que jogadores como Robinho, Diego e Adriano não jogaram absolutamente nada. Robinho, por exemplo, só conseguiu superar uma vez a defesa Argentina, em um belo drible da vaca. Contudo, no resto da partida, o centroavante das pedaladas foi anulado, não conseguia executar seus dribles, tão pouco finalizar com eficiência ao gol de Abondanzieri.

Quanto tempo vai durar o atual técnico no comando da seleção ? Bem, isso só o tempo vai dizer, mas acredito fielmente que ele não vai suportar por muito mais tempo a pressão por resultados. O grande problema é que Dunga tem duas facetas: quando Ricardo Teixeira vetou suas camisetas extravagantes que usava a beira do campo, logo aceitou, e nada falou contra o mestre da CBF. Porém, se algum jornalista questionasse sobre suas roupas pouco convencionais, logo ele responderia, zangado, que a roupa dele é ele que decide qual vai usar, e que jornalistas esportivos não deveriam se preocupar com moda.

Humildade e serenidade não fazem mal a ninguém.

2 comentários:

Patrícia Gomes disse...

O 1ºerro esta em quem apostou no Dunga a frente da nossa seleção. Um cargo como esse não pode ser oferecido a alguem q nunca teve experiência na função.

O pior de tudo é ver como ele trata da situação de jogadores como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, com total arrogância, quando o assunto são esses jogadores.

Tiago Araújo disse...

Me recordo que até o hj idolatrado Felipão era duramente criticado por todos quando tecnico da Seleção.

Concordo com o Paulo quando diz que o maior defeito do Dunga é nunca ter dirigido time algum.

Mas se tem uma coisa que aprendi esses anos todos com a seleção canarinho, é que quanto menos crédito ela tem, maior a chance de vencer .