sexta-feira, 27 de junho de 2008

Jogar bola ou praticar futebol?

Quando criança, eu praticamente morava nos ''campinhos'' de futebol próximos.

Não importava se a pelada fosse na rua ou num terreno cheio de lama, a diversão era garantida.


Atribuo a habilidade de nossos craques devido justamente a isso; desde pequeninos enfrentamos de tudo para praticar o esporte amado: driblamos a guia, o muro, o poste, e é claro, o adversário, para concluir a jogada; desviamos da lama, do buraco, das pedras e das adversidades provocadas pelos nossos problemas sociais, em busca de apenas nos divertirmos ''jogando bola''. A insuperável técnica brasileira resulta bastante desses obstáculos; a malícia e habilidade das ruas não se adquire em gramados sintéticos e/ou perfeitos.


Não se passaram nem sequer dez anos da minha amada e feliz infância, e a realidade mudou bastante. Não vê se tantos e tantos craques de rua como antigamente. As escolinhas proliferam em todos os cantos. O futebol é encarado desde cedo como profissão. Esses garotos enfrentam rotinas semelhantes as dos jogadores profissionais prematuramente.


Não sei se isso é correto. Mas eu não acho. Prefiro a brincadeira ''jogar bola'' ao esporte Futebol. Sou mais a infância despreocupada e feliz do que a desilusão que invade a vida de muitos desses garotos; infelizmente apenas uma pequena porcentagem se profissionalizará.


Resumindo: prefiro o futebol muleque e despreocupado, do que toda essa pressão que atinge a garotada desde cedo, que faz com quê o futebol de jovens promissores sucumba devido a cobrança por resultados rápidos.


Engraçado. Pareço um ''tiozão'' falando isso. Mas de quinze anos para cá as coisas mudaram como nunca.

A tecnologia avança. As coisas evoluem e nós seremos cada vez mais nostálgicos. Agora entendo o saudosismo dos mais velhos!


2 comentários:

Patrícia Gomes disse...

Nossa q belo texto Tiago parabéns. Então concordo contigo antes era mais comum ver garotada brincandos nos campinhos de futebol, brincando na rua fazendo um par de chinelos como gol, hoje não.

As crianças hoje são atletas e não garotos comuns. Usam chuteiras modernas, e não pés descalços e sapatos velhos para jogar o bom futebol.

Renato Cordoni disse...

É meu caro, hoje aqueles que não jogam em escolinhas preferem ficar em casa no seu video-game ou no computador jogando futebol virtual. Já aqueles das escolinhas, são pressionados ao máximo e perdem toda a ousadia de um jogador brasileiro.

Infelizmente nossa realidade a cada dia mais é essa.