Ontem, pouco antes da segunda partida da decisão, Bala fez mais uma declaração: "A caminho daqui eu falei com Deus, e ele me disse para eu não me preocupar que ele já tinha decidido, o Sport vai ser campeão".
Declarações a parte, o jogo não envolvia apenas o título da Copa do Brasil, todo um ambiente havia sido criado, a tensão estava no ar e os pernambucanos queriam ganhar de qualquer forma. O Corinthians era favorito, afinal, tinha uma vantagem por ter vencido a primeira partida e podia empatar e até perder por um gol de diferença.
Mais uma vez a Ilha do Retiro foi pequena para toda a torcida rubro-negra, a festa era bonita e os gritos ecoavam por todo o estádio: "Sport, Sport, Sport". Em campo dois times que chegaram sem crédito e foram conquistando isso a cada partida que passava, o Sport deixara pelo meio do caminho favoritos como Palmeiras, Internacional e Vasco, já o Timão derrubou equipes como Fortaleza, Goiás, São Caetano e Botafogo. Ambos tinham mérito por estar disputando a final do campeonato, então que vencesse o melhor.
No início do jogo o Corinthians conseguiu segurar bem a pressão do Sport, e até contra atacava com um certo perigo, o time de Pernambuco chegava bem mas não acerteva nas finalizações. Nelsinho Baptista ainda no primeiro tempo colocou Enilton no lugar de Kássio, e parece que a alteração fez efeito. A equipe rubro-negra passou a atacar com mais perigo e o Timão não conseguia segurar a bola, até que aos 34 minutos a zaga alvinegra vacilou e deixou Carlinhos Bala receber um lançamento perfeito e finalizar, 1x0 Sport. E a torcida que já era vibrante passou a ser ainda mais.
Não deu nem tempo do Corinthians pensar em reagir ou até mesmo de respirar porque três minutos depois, após cobrança de escanteio, um bate e rebate na área e a bola sobra para o chute de Luciano Henrique, o goleiro Felipe aceita e ela passa no meio de suas pernas, 2x0 Leão. O primeiro tempo termina, será que Carlinhos Bala estva certo?
A segunda etapa começa com o Timão no ataque, Mano Menezes põe em campo Lulinha e Acosta nos lugares de Carlos Alberto e Diogo Rincón, já Nelsinho Baptista tira Leandro Machado e coloca Roger. As alterações mudam a postura do Corinthians que passa a atacar com mais perigo, nada que tirasse o otimismo do torcedor pernambucano que vibrava a cada contra ataque veloz que saia dos pés de Dutra e Carlinhos Bala.
O Timão continuava a pressionar e parecia que a qualquer momento faria seu gol, Nelsinho Baptista troca Luciano Henrique por Éverton, o time do Sport continua a ser perigoso nos contra ataques e Magrão fechando o gol para os corinthianos. Mano Menezes faz sua última alteração no jogo, tira o apagado Dentinho e coloca Wellington Saci. Porém, em menos de cinco minutos em campo o camisa 34 do Timão é expulso após pisar em Carlinhos Bala.
A tensão do jogo aumenta, Alício Pena Jr deixa de marcar um penalti sofrido por Enilton, o Corinthians também reclama de um em Acosta. Nos minutos finais William ainda é expulso após levantar demais o pé em um lance com Carlinhos Bala. Fim de partida e o Sport consagra-se campeão da Copa do Brasil pela primeira vez e já está na Libertadores do ano que vem, festa da torcida na Ilha do Retiro.
O Corinthians sai de campo derrotado, porém, a equipe de Mano Menezes está de parabéns pois menos de um ano após ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o time chega a uma final importante. E o personagem do jogo foi o cara que garantiu que o título seria do Sport, Carlinhos Bala o predestinado ou seria o vidente?!

Também não poderia deixar de falar...
Eurocopa, começo arrasador
Mal começou a Euro 2008 e já está melhor do que a última Copa do Mundo. Se continuar nesse ritmo, vai ser um espetáculo e tanto. Bom pra quem gosta de futebol.
Campeonato Brasileiro
Estou ouvindo várias declarações precipitadas sobre alguns times que não iniciaram bem e aqueles outros que estão na frente. Muita calma nessa hora, todos sabem que nosso campeonato nunca termina como começa, muita coisa ainda vai acontecer.
Ótimo texto.
ResponderExcluirO tipo da declaração de Carlinhos Bala é algo muito comum entre jogadores de futebol. É corriqueiro sempre ouvir jogador fulano ou ciclano declarando que "OUVIU" vozes de Deus ou do além sobre: o lado certo na hora de bater o penal, a maneira correta de bater a falta, ou até mesmo declarar que vai conseguir vencer uma partida ou conquistar um título.
Claro, uma declaração desse tipo em uma final acaba ganhando uma proporção maior do que a apropriada.
Parabéns ao Sport, que soube aproveitar as falhas individuais do Corinthians e fez dois gols em cima desses erros (1º gol erro do lateral André Santos, que por sinal jogou muito toda a partida da final; e 2º gol erro do goleiro Felipe, que vem falhando constantemente).
Se faz necessário que o técnico do Timão, Mano Menezes, assuma um pouco mais sua responsabilidade de derrota em uma decisão, e não ficar toda hora jogando culpa na arbitragem. Vale lembrar que o segundo gol do Corinthians, no primeiro jogo, originou de um lance irregular, e que antes do penalti em Acosta, Fabinho já havia cometido outro penalti na Ilha do Recife, também não marcado pelo árbitro.
Parabéns ao Sport.
Meu Deus. Esse ano, o futebol reserva muitas emoções. Pita final. Parabéns Sport.
ResponderExcluircorrigindo ... o André Santo jogou muito MAL toda a segunda partida da final.
ResponderExcluirAinda quero entender como o Corinthians se portou dentro de campo na final. Ali nem de longe era o Corinthians de toda competição, um time com raça, garra e vontade. Ontem foi um time apático e com medo do adversário.
ResponderExcluirCarlinhos Bala Mito! Sem Palavras.
ResponderExcluir